PT | EN

Empresas Rendimento:

O que é e como investir em CDB?

23 de agosto de 2023

O Certificado de Depósito Bancário, conhecido como CDB, é um tipo de investimento de renda fixa oferecido pelos bancos. Ao investir em CDB, você aplica seu dinheiro na instituição financeira por um determinado período de tempo e recebe juros sobre o valor investido. A principal vantagem do CDB é ser um investimento de baixa complexidade, fácil acesso e com diferentes opções de prazo e remuneração, além da possibilidade de liquidez diária. Você pode investir em CDB pelos canais de atendimento dos bancos, ou diretamente com seu gerente de relacionamento. É importante comparar as taxas oferecidas por diferentes instituições financeiras e avaliar condições, como prazo de investimento e valor mínimo necessário. As vantagens do CDB incluem:

Segurança:

Há a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), já que o investimento em CDB oferece uma proteção adicional ao seu capital em até R$ 250 mil por CPF. Leia também: O que é expatriação?

Diversidade de prazos:

Existem CDBs com prazos curtos, médios e longos, permitindo que você escolha a opção mais adequada aos seus objetivos financeiros.

Rentabilidade:

Os juros oferecidos pelo CDB costumam ser superiores aos da poupança, o que pode proporcionar uma rentabilidade atrativa ao investidor. No entanto, fique atento a esses pontos abaixo:

Liquidez:

Há restrições para resgatar o valor investido antes do vencimento acordado. Leia também: Novo Marco Cambial: Confira os avanços do Edital de Consulta Pública nº 96 (ECP 96)

Imposto de Renda:

Sobre os rendimentos do CDB incide o Imposto de Renda, com alíquotas regressivas conforme o tempo de investimento. Quanto mais tempo você mantiver o investimento, menor será a alíquota (de 22,5% ao ano a 15% ao ano sobre a rentabilidade). O que é e como investir em CDB | Banco Rendimento

Rentabilidade variável:

Por fim, a remuneração do CDB pode ser pós-fixada, atrelada a algum índice (como CDI) ou prefixada. No caso dos CDBs pós-fixados, a rentabilidade pode variar conforme as taxas de mercado, o que pode impactar o retorno do investimento. Em resumo, o CDB é uma opção de investimento de renda fixa segura e acessível, oferecendo vantagens como segurança, diversidade de prazos e rentabilidade. O Banco Rendimento tem opções de investimento seguras, com toda a credibilidade de mais de 30 anos de história. Clique  aqui e saiba mais.