CONFIRA ALGUMAS DICAS DO RENDIMENTO
Prevenção a Fraudes
CONHEÇA ALGUNS DOS GOLPES DE FRAUDES MAIS COMUNS
A Febraban (Federação Brasileira de Bancos), em seu site, oferece diversas dicas de como se proteger de fraudes.
Em seu site, eles listam diversas modalidades e conhecer cada uma delas é fundamental para que você evite cair em um deles.
Conheça algumas dicas do Rendimento
Cuidados com a sua senha
Não compartilhe sua senha com amigos e parentes ou encaminhe senhas por aplicativos de mensagens, e-mails ou SMS. Nunca utilize dados pessoais como senha (ex. data de aniversário, placa de carro etc.), nem números repetidos ou sequenciais (ex. 111111 ou 123456), nem anote senhas em papel, no celular ou no computador.
Cuidados com o seu cartão
Nunca entregue seu cartão a ninguém. Os bancos não pedem os cartões de volta, mesmo se houver a possibilidade de fraude ou defeito. Eles também não mandam um portador buscar seu cartão.
Confira seu cartão após uma compra
Ao terminar de realizar uma compra na maquininha, verifique o nome no cartão para ter certeza de que realmente é o seu. Sempre confira o valor na maquininha antes de digitar a sua senha. E proteja o código de segurança.
Ative o duplo fator de autenticação
Sempre ative a função de segurança “duplo fator de autenticação” em suas contas na internet que oferecem essa opção: e-mail, redes sociais, aplicativos, sistemas operacionais etc.
Atenção com ligações
Se receber contato em nome do banco solicitando para ligar para sua Central de Atendimento, ligue a partir de outro aparelho, assim evita que o golpista “prenda” a sua linha telefônica e nunca informe suas senhas.
Nunca clique em links desconhecidos
Sempre confira a origem das mensagens ao receber promoções e e-mails que se dizem do banco. Nunca clique em links de promoções muito vantajosas ou que peçam sincronização, atualização, manutenção de token, app ou cadastro. O banco nunca envia e-mails informando que sua conta foi invadida e pede para enviar os seus dados.
Cuidado em compras online
Dê preferência a sites conhecidos e confira sempre se o endereço do site é o verdadeiro. Para garantir, não clique em links, digite o endereço no navegador. Sempre use o cartão virtual para realizar compras na internet.
Cuidado com nas operações bancárias
Sempre confira o nome do recebedor ao pagar um boleto, realizar transferências ou Pix.
Não fotografe ou filme a tela do caixa eletrônico
Nunca envie fotos, vídeos ou capturas de tela pelo celular. Se precisar de auxílio no caixa eletrônico, peça ajuda a um funcionário do banco devidamente identificado.
Cuidado com o que compartilha nas redes sociais
Um simples post pode dar muitas informações sobre você para golpistas. O que você compartilha pode ajudar bandidos a conhecer seu perfil e comportamento.
Cuidado em compras online
Dê preferência a sites conhecidos e confira sempre se o endereço do site é o verdadeiro. Para garantir, não clique em links, digite o endereço no navegador. Sempre use o cartão virtual para realizar compras na internet.
Cuidado com nas operações bancárias
Sempre confira o nome do recebedor ao pagar um boleto, realizar transferências ou Pix.
Conheça algumas dicas do Rendimento.
Senha Segura
Senhas mais complexas ajudam a evitar que pessoas mal intencionadas acessem suas informações.
Entenda como criar senhas seguras e conheça algumas técnicas que você pode usar para se manter protegido.
Cuidados com os cartões
Cartões de crédito são sinônimo de praticidade. E criminosos também estão interessados nessa praticidade toda. Golpes e tentativas de fraudes envolvendo cartão de crédito são mais frequentes do que pensamos e, quando o problema é constatado, nem sempre é fácil resolvê-lo.
Golpe da falsa central de atendimento
Como é O fraudador entra em contato com a vítima se passando por um falso funcionário do banco ou empresa com a qual ela tem um relacionamento ativo. Informa que sua conta foi invadida, clonada ou outro problema e, a partir daí, solicita os dados pessoais e financeiros da vítima. E até mesmo pede para que ela ligue na central do banco, no número que aparece atrás do seu cartão, mas o fraudador continua na linha para simular o atendimento da central e pedir os dados da sua conta, dos seus cartões e, principalmente, a sua senha quando você a digitar.
Como evitar Se receber esse tipo de contato, desconfie na hora. Desligue e entre em contato com a instituição através dos canais oficiais, de preferência usando o celular ou aplicativos móveis, para saber se algo aconteceu mesmo com sua conta. O banco nunca liga para o cliente pedindo senha nem o número do cartão e também nunca liga para pedir para realizar uma transferência ou qualquer tipo de pagamento.