Vou morar fora do país. E agora?
13 de agosto de 2021
Morar fora do Brasil é o sonho de muitos brasileiros. Você sabia que 62%¹ da população jovem no Brasil tem vontade de morar fora do país em algum momento da vida? Se esse é o seu sonho e você não tem ideia do que é necessário fazer para tornar esse objetivo uma realidade, preparamos uma série de posts com um passo-a-passo e todas as dicas para você embarcar nessa aventura que é morar no exterior!
Esperamos que este post te ajude a se planejar para morar fora. Preparado? Então, vamos lá!
Defina o tempo que você irá morar fora
Primeiramente, qual será o seu estilo de viagem? Morar fora por 6 meses, para fazer um intercâmbio, ou morar fora por mais de um ano, por exemplo? Esse ponto faz muita diferença quando o assunto é planejamento!
Quando falamos de um período curto, de até 11 meses morando fora do Brasil, mas ainda tendo em vista voltar para o país, existem menos processos que são necessários de se fazer junto aos órgãos reguladores do Brasil. Se esse é o seu caso, fique tranquilo.
Agora, se você deseja morar fora do Brasil e já planeja ficar por mais de 12 meses, existem alguns processos extremamente importantes que devem ser seguidos para ficar em dia com a Receita Federal!
Vai morar fora por mais de 12 meses? Prepare os documentos
É isto mesmo! Para evitar possíveis problemas com as autoridades fiscais brasileiras quando você for morar fora do Brasil definitivamente, atente-se aos procedimentos para ficar em dia. Você é o responsável por garantir isso.
Mas fique tranquilo! Estamos aqui para ser seu aliado nesta jornada.
Eu serei considerado um “Não Residente”?
Outro passo essencial é saber se você será considerado como Não Residente Fiscal no Brasil e falamos mais sobre neste post aqui. Essa questão é fundamental pois, uma vez considerado como Não Residente, existem documentos que você precisa providenciar como, por exemplo a Declaração de Saída Definitiva do País (DSD). Além disso, caso você queira manter uma conta em reais no país, você precisará abrir uma conta na modalidade CDE (Conta Corrente para Domiciliados no Exterior).
Leia também: Vai morar nos EUA? 5 dicas para se planejar
Como posso enviar dinheiro para o Brasil, se eu for morar fora?
Essa é uma pergunta que todo mundo que mora lá fora se faz, né? Como posso enviar dinheiro para familiares e amigos ou até mesmo guardar o meu patrimônio em real em um local seguro no Brasil, morando no exterior?
A resposta é simples: você pode abrir uma Conta Corrente no Brasil exclusiva para quem mora fora do Brasil, e por ela, poderá fazer pagamentos, transferências, envio e remessa de valores ao exterior, investimentos em CDB, e muito mais. E o melhor, com taxas bem acessíveis. Além disso, você ainda estará regularizado junto aos órgãos fiscais do Brasil. Se quiser saber mais como abrir a conta ou uma assessoria exclusiva sobre essa questão, é só entrar em contato conosco, preenchendo o formulário abaixo.
¹Fonte: Datafolha
Posso manter negócios e bens no Brasil, se eu for morar no exterior?
Sim, você pode manter bens e negócios no Brasil! Para viabilizar a manutenção do seu patrimônio, nós do Banco Rendimento, disponibilizamos para você uma conta corrente exclusiva para quem é residente no exterior.
Se quiser saber mais como abrir a conta, basta entrar em contato conosco, preenchendo o formulário abaixo.
Se você ainda possuir rendimentos e patrimônios no país, mantendo bens e negócios no Brasil, ou se precisar fazer pagamentos, transferências ou manter relacionamento com empresas e pessoas daqui, você deverá abrir uma Conta Corrente no Brasil exclusiva para quem mora fora do Brasil, para estar regularizado junto aos órgãos reguladores.
Esperamos que a sua jornada no exterior seja incrível! E para manter suas raízes aqui no Brasil com toda praticidade e segurança, conte com o Banco Rendimento e abra sua CDE, clicando aqui.
Empresas Rendimento:
Redes sociais:
2024 © Rendimento - Todos os direitos reservados.