SCR - Sistema de Informação de Crédito
O banco de dados do Sistema Financeiro Nacional mantém o mercado confiável e seguro para os componentes e seus clientes.
O que é o SCR - Sistema de Informação de Crédito?
O Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil (SCR) é um banco de dados utilizado para armazenagem de informações sobre as operações e títulos com características de crédito, contratados por pessoas físicas e jurídicas, junto às instituições financeiras no País, bem como para registro dos limites de crédito e das respectivas garantias, assumidas pelos bancos, em favor de seus clientes, através de avais e fianças, tendo por objetivo:
a) Prover informações ao Banco Central do Brasil, para fins de supervisão do risco de crédito, a que estão expostas as instituições financeiras e demais instituições, previstas na Resolução 3.658 do CMN; e
b) Possibilitar a troca de informações, entre as instituições componentes do sistema, sobre o montante de débitos e de responsabilidades de clientes nas referidas operações e títulos.
O SCR é atualizado mensalmente pelas instituições financeiras, com base nos dados coletados das operações concedidas aos nossos clientes, e serve como fonte de informação para avaliação da capacidade de pagamento e respectiva pontualidade, podendo ser acessado pelas instituições financeiras participantes do sistema, pelos próprios clientes em consulta dos seus dados e por áreas específicas do Banco Central.
Somente após expressa autorização do ciente é que as instituições financeiras poderão realizar consulta aos seus dados, no SCR, e a utilização dessas informações deverá estar diretamente vinculada à análise de crédito. A autorização ocorre, geralmente, por meio de cláusula em contrato bancário de adesão e sua revogação pode ser manifestada formal e diretamente pelo cliente à própria instituição financeira.
O Acesso pelo cliente poderá ser realizado, gratuitamente, após credenciamento no site do Banco Central, por meio do sistema Registrato - Extrato do Registro de Informações, responsável pelo fornecimento ao cliente das informações disponíveis em cadastro administrado pelo referido Órgão Regulador.
O envio das informações ao SCR é de responsabilidade das instituições financeiras, a quem cabe a correção ou exclusão de informações incorretas. Caso o cliente identifique algum tipo de erro ao consultar seus próprios dados registrados no SCR, orientamos enviar solicitação de retificação ao Banco Rendimento – Área de Crédito, a fim de que sejam tomadas as devidas providencias para regularização.
Se ainda assim o cliente entender que não fora atendido, de posse dos respectivos dados sobre a operação ou seu correspondente, poderá conduzir-se à nossa Ouvidoria, através dos canais de atendimento informados no site do Banco, a fim de que seja registrada a reclamação ou questionamento da informação considerada inexata.
Maiores esclarecimentos poderão ser obtidos no próprio Banco Central, através dos seguintes canais: internet (), telefone (0800 979 2345), fax, carta ou atendimento presencial na sede e em todas as capitais onde há representação.
Mais Informações
Você pode obter mais informações junto ao próprio Banco Central do Brasil, pelo site ou pelo telefone (disque 145). A solicitação das informações pode ser realizada de forma presencial na sede ou online.