YouTube Live: como fazer suas transmissões ao vivo
21 de junho de 2022
O YouTube é um dos principais canais para atuar como criador de conteúdo e pode ser a oportunidade de gerar renda com a monetização. Confira as dicas para transmitir seus conteúdos ao vivo e aumentar as chances de receber dinheiro do Google Adsense.
O que são as lives no YouTube?
Uma live no YouTube é uma transmissão ao vivo feita pela plataforma de vídeos do Google. Para viabilizar o conteúdo, a plataforma disponibiliza o recurso YouTube Live.
Para fazer uma live no YouTube, é preciso ter uma conta ativa no Google e um canal na plataforma de vídeos. A partir disso, você utiliza a ferramenta YouTube Live.
Como fazer uma live no YouTube:
- Apenas canais com mais de 1.000 inscritos podem fazer lives pelo celular. Para desktop, não há um número mínimo;
- Sua conta não deve ter tido restrições nos 90 dias anteriores;
- Sua conta deve estar verificada na plataforma. Para isso, você deve acessar a respectiva página do Google e inserir os dados solicitados.
Pelo celular:
- Acesse sua conta no YouTube e clique no ícone de câmera na barra superior do aplicativo;
- Clique no botão “Permitir acesso” para que fotos, câmera e microfone sejam conectados;
- Selecione a opção “Transmitir ao vivo”;
- Faça as configurações necessárias do vídeo. Coloque um título, escolha se será câmera traseira ou frontal e defina o nível de privacidade (público, privado ou não listado);
- Pressione em “Mais opções” para incluir uma descrição, ativar o bate-papo e programar data e horário da live. Este passo é opcional;
- Toque em “Avançar” e escolha uma thumbnail para o vídeo. Inclusive, é possível tirar uma foto ou escolher uma da sua biblioteca;
- Clique em “Transmitir ao vivo” e comece a transmissão. Assim que terminá-la, pressione o X no canto superior direito e, depois, pressione “Fim”.
Pelo desktop:
- Acesse o site do YouTube e entre no seu canal;
- Clique em “YouTube Studio”;
- Toque no canto superior direito e pressione o ícone “Transmitir ao vivo”;
- Clique em “Transmitir agora”, se você quiser iniciar a live imediatamente;
- Preencha os dados e configure o que é solicitado, como o encoder utilizado, a categoria, a privacidade e mais;
- Você também pode ativar a opção DVR, que permite que o usuário volte até 4 horas da live para reiniciá-la.
O que não pode ser transmitido em uma live no YouTube?
Antes de começar a sua live, tenha em mente que é necessário respeitar algumas diretrizes do Google. Isso significa que é proibido apresentar temas violentos, que incitem ao ódio ou relacionados a drogas e bebidas alcoólicas.
Principais vantagens de fazer uma live no YouTube
Aumenta o engajamento
Permitindo uma interação instantânea entre você e seus espectadores, as lives são ferramentas poderosas quando o assunto é proximidade. Um público que se sente mais próximo engaja mais e, consequentemente, ajuda o seu canal a ser um destaque na plataforma.
Ótimo custo-benefício
O YouTube não cobra por esse serviço. Seu único gasto será com a sua internet e com os equipamentos utilizados, que são opcionais, como microfone, caso deseje uma melhor captação de som, ou aparelhos de iluminação, caso queira deixar a sua transmissão com uma estética personalizada.
Monetização
Você pode gerar receita em transmissões ao vivo ativando anúncios e usando o Super Chat.
O pagamento do YouTube é feito pelo Google AdSense, a plataforma de publicidade do Google, e você precisa estar inscrito.
Para saber mais sobre essas e outras formas de ganhar dinheiro no YouTube, temos um vídeo perfeito para você.
Receba dinheiro do Google AdSense com quem é especialista em câmbio.
Pioneiro no pagamento do Google AdSense, o Banco Rendimento transfere o valor da ordem de pagamento que você tem a receber direto na sua conta corrente ou poupança em moeda nacional.
Clique aqui, cadastre-se e comece a receber, sempre de forma rápida e segura, seus pagamentos do Google AdSense.
Você não precisa abrir conta e pode escolher entre a forma automática ou manual para receber seus pagamentos. E com uma das melhores taxas de conversão!
Empresas Rendimento:
Redes sociais:
2024 © Rendimento - Todos os direitos reservados.