Como proteger sua empresa das oscilações do câmbio?
16 de agosto de 2022
Como proteger sua empresa das oscilações do câmbio?
A instabilidade não é nenhuma surpresa para quem negocia em moeda estrangeira. Porém, atualmente, em razão de fatores globais como a pandemia, a guerra comercial entre China e Estados Unidos e o conflito na Europa, as oscilações têm atingido patamares históricos chegando, a surpreender até mesmo empresas já acostumadas com altas e baixas súbitas.
No artigo de hoje, falaremos de algumas estratégias para sua proteção, como o Câmbio Pronto e o Hedge Cambial.
Então, vamos lá?
Câmbio Pronto
O Câmbio Pronto é uma operação de compra ou venda de moeda estrangeira à vista que permite o fluxo de caixa para pagamento de obrigações ou recebimentos do exterior. Sua contratação possibilita que sejam praticadas taxas de conversão mais competitivas. A maior vantagem do Câmbio Pronto é que a empresa pode contratar a operação no momento que desejar, com liquidação em até dois dias.
Hedge Cambial
O Hedge Cambial é um conjunto de instrumentos financeiros, denominados contratos derivativos, ou seja, são usados para diminuir o risco financeiro de operações com duas ou mais diferentes moedas. Não há limitações de valores para operações de Hedge Cambial.
Ferramentas de Hedge Cambial
Trava Cambial: a empresa escolhe um momento específico para bloquear a taxa de câmbio. A operação é feita por meio de contrato de câmbio de exportação e pode ocorrer antes ou depois da entrega de produtos ou prestação de serviços.
Mercado futuro: pode ser acessado por meio da bolsa de valores. Nele, o investidor poderá acompanhar as variações de preços em tempo real.
Fundo Cambial: nesta situação, a empresa coloca seus recursos num fundo com até 80% dos ativos em moeda estrangeira. Esta opção costuma ser escolhida para a proteção de patrimônio ou mesmo para quem planeja uma viagem para o exterior.
NDF (Non-Deliverable Forward): é o Contrato a Termo de Moeda, sem entrega física futura, no qual as partes se comprometem a comprar ou vender um valor em moeda estrangeira, em data predeterminada e com taxa de paridade, combinada no ato da negociação, garantindo a proteção contra a oscilação cambial.
Outras vantagens do Termo de Moeda
Não há ajustes diários, somente alocação para margem inicial ou adicionais.
Outra vantagem: a antecipação total ou parcial pode ser realizada a qualquer momento, nas condições atuais do mercado.
E, por fim, a trava de dólar com flexibilidade de adequação de valor e vencimento.
LEIA TAMBÉM: Conta Corrente no Brasil para residentes no exterior
Conte com o Banco Rendimento: proteja sua empresa das oscilações do câmbio
Estratégias anotadas? Então, conte conosco! O Banco Rendimento tem ainda mais para oferecer à sua empresa. São várias soluções, de câmbio a investimento. Clique aqui e confira cada uma delas!
Empresas Rendimento:
Redes sociais:
2024 © Rendimento - Todos os direitos reservados.