PT | EN

Empresas Rendimento:

Como evitar cair em golpes no WhatsApp

9 de agosto de 2022

O uso de aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, trouxeram muita praticidade e rapidez para a nossa rotina. Porém, criminosos passaram a utilizar esses meios digitais para aplicar golpes em usuários. Pensando nisso, reunimos dicas sobre fraudes financeiras no WhatsApp e como evitá-las da melhor forma. Confira!

Golpe do conhecido ou amigo pedindo dinheiro

Um golpe relativamente comum. Após conseguir acesso ao seu WhatsApp, o golpista se passa por você para pedir dinheiro aos seus contatos.
Sempre desconfie se algum contato seu aparecer solicitando ajuda financeira, seja qual for o motivo. Na dúvida, peça para que ele mande um áudio ou ligue para seu número, para que você possa identificar a pessoa. Nesse golpe o criminoso não tem controle sobre as ligações, apenas controla o WhatsApp.

Leia também: Você sabe o que é incidente de segurança?

Aplicativos espiões

Seu WhatsApp também pode ser clonado por spywares, que são aplicativos espiões que permitem que hackers monitorem as atividades do seu celular. Dessa forma, criminoso consegue ter acesso a seus dados pessoais, incluindo informações bancárias e aos contatos de seu WhatsApp.
Para se proteger, a recomendação é não baixar aplicativos suspeitos, ou pouco baixados na loja de aplicativos oficial do seu aparelho. Aplicativos que prometem ganhos financeiros ou de seguidores nas redes sociais também devem ser evitados.

Como se prevenir de golpes financeiros por WhatsApp?

Habilite a confirmação em duas etapas no WhatsApp

No WhatsApp, você conta com a confirmação em duas etapas para reforçar sua segurança contra golpes. Confira como ativar:

  1. Abra o WhatsApp e toque em Configurações.
  2. Toque em Conta > Confirmação em duas etapas > Ativar.
  3. Insira um PIN de 6 dígitos e, em seguida, confirme-o.
  4. Insira um endereço de e-mail ao qual você tem acesso ou toque em Pular se não quiser adicionar um endereço de e-mail. Recomendamos que você adicione um endereço de e-mail para que você possa redefinir a confirmação em duas etapas e manter sua conta segura.
  5. Toque em Avançar.
  6. Confirme o endereço de e-mail e toque em Salvar ou OK.
Como evitar cair em golpes no WhatsApp | Banco Rendimento

Clique aqui e confira mais dicas de segurança do WhatsApp.

Fique atendo à mensagens suspeitas

O Banco Rendimento não oferece empréstimos, cartão de crédito ou débito por intermédio de parceiros, tampouco pede depósitos ou cobra tarifas antecipadas para concessão dos referidos produtos.

Caso você seja abordado por qualquer pessoa ou empresa oferecendo esses produtos informando ser parceiro do Banco Rendimento, desconfie e entre em contato imediatamente conosco através dos nossos canais de relacionamento, clicando aqui .
Saiba mais sobre nossos produtos e serviços em www.rendimento.com.br.