Entendendo a diferença entre Dólar comercial e Dólar turismo

19/07/2022
Entendendo a diferença entre Dólar comercial e Dólar turismo

Você sabe qual é a diferença entre dólar turismo e dólar comercial? Saiba tudo para acertar na hora que realizar transações internacionais.

O dólar é uma das mais importantes moedas no mercado mundial e é muito utilizado para movimentações financeiras internacionais. Por isso, ele é regido por duas categorias: o dólar comercial e o turismo.

Entendendo a diferença entre Dólar comercial e Dólar turismo | Banco Rendimento

O que é dólar comercial?

Usado para definir as taxas do mercado, o dólar comercial é a moeda utilizada no pagamento ou recebimento de recursos das importações e exportações de bens e serviços. Por esse motivo, só pode ser negociado por empresas ou instituições financeiras.

Alguns exemplos de movimentação comercial são: importação e exportação de mercadorias, contratação de serviços entre empresas, além de ações do governo que acontecem em território estrangeiro.

Conheça todos os tipos de natureza da remessa internacional para sua empresa.

Por que o Dólar comercial é mais barato?

É mais barato pelo volume das transações: como empresas ou instituições movimentam grandes quantias diariamente, o preço dele fica menor.

O que é dólar turismo?

O dólar turismo é a moeda física e é negociado em casas de câmbio e correspondentes cambiais. Por incorporar alguns custos, como impostos, importação do papel-moeda, custos administrativos, logística e outros, este dólar é mais caro que o comercial.

Países e locais turísticos que aceitam Dólar

Confira quais países e locais turísticos, além dos Estados Unidos, aceitam o Dólar americano:

  • Panamá
  • Bahamas
  • Camboja
  • Caribe
  • Egito

O dólar turismo pode ser livremente comprado e movimentado por pessoa física.

Vai viajar? Acesse o site da Cotação (empresa do Grupo Rendimento) ou baixe o app Cotação Câmbio direto da loja de aplicativos do seu smartphone, seja ele Android ou iOS e faça uma simulação.

Entendendo a diferença entre Dólar comercial e Dólar turismo | Banco Rendimento

Como funciona o movimento do dólar?

A alta ou a queda do dólar decorre do regime cambial do país. Quando existe maior procura pela moeda estrangeira e a taxa de câmbio sobe demais, o Banco Central pode vender dólares no mercado, aumentando a oferta da moeda e pressionando o preço para baixo. Dessa forma, o real volta a se valorizar em comparação ao dólar e a taxa de câmbio cai.

E aí, gostou da nossa explicação? Agora ficou mais fácil para você perceber a diferença, certo?

Conte com nossos especialistas para realizar suas operações de câmbio

O Banco Rendimento, com seus 30 anos de experiência, oferece as melhores oportunidades e equipe especializada para garantir agilidade e segurança em operações de câmbio. Clique aqui e saiba mais.

Central de Atendimento
4003-5557 – Principais Cidades Metropolitanas
(11) 3817-0775 – Demais localidades

(Atendimento de 2ª a 6ª das 9 às 18h)