Qual a diferença entre IBAN e SWIFT?

17/06/2022
Qual a diferença entre IBAN e SWIFT?

O IBAN e SWIFT são informações indispensáveis para realizar remessas internacionais, por isso, é essencial saber tudo sobre eles. Neste artigo, vamos explicar detalhadamente o que são os códigos IBAN e SWIFT e onde encontrá-los. Confira!

O que é IBAN?

O IBAN é a sigla para International Bank Account Number e funciona, basicamente, como um número de identificação bancária internacional. A partir dele podemos identificar as contas de destinos em remessas internacionais, assim como acontece com o número das contas bancárias no Brasil.

Inicialmente, o código foi desenvolvido apenas para países da União Europeia, mas, com o tempo, seu uso foi expandido e, atualmente, 69 países adotam o conceito na transferência de capital.

Como o código IBAN é composto?

O código do IBAN pode ser composto por até 34 caracteres. No entanto, no Brasil seu formato foi estipulado em 29 caracteres, conforme circular número 3.625 do Banco Central.

Exemplo de composição do código IBAN: BR.11.99999999.00055.0000007007.C1 (os pontos utilizados no exemplo são apenas para fins didáticos e melhor entendimento):

  • BR: código do país
  • 11: 2 dígitos verificadores
  • 99999999: 8 caracteres numéricos correspondentes ao identificador da instituição financeira – ISPB, conforme lista de participantes do STR divulgada no site do Bacen
  • 00055: 5 caracteres numéricos correspondentes à identificação da agência bancária (sem dígito verificador)
  • 0000007007: 10 caracteres numéricos correspondentes ao número de conta do cliente (com dígito verificador)
  • C: caractere alfanumérico correspondente ao tipo conta, conforme dicionário de tipos do Catálogo de Mensagens e de Arquivos do SFN
  • 1: caractere alfanumérico correspondente à identificação do titular da conta, de acordo com a ordem na listagem de titulares.

Sobre a identificação do titular da conta, segue a regra: “1” para o primeiro ou único titular, “2” para o segundo titular, “A” para o décimo titular, e assim por diante, utilizando os caracteres alfabéticos de “A” a “Z” (incluindo “K”, “Y” e “W”) para os titulares a partir do décimo. Assim, “C9” e “CA” se referem ao nono e décimo titular, respectivamente.

Como obter o meu código IBAN?

Se você já é nosso cliente, clique aqui para encontrar seu código IBAN.

Qual a diferença entre IBAN e SWIFT? | Banco Rendimento

Ainda não é nosso cliente? Cadastre-se agora mesmo e comece a receber seus pagamentos do exterior pelo Banco Rendimento.

O que é SWIFT?

O SWIFT (Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication), é outro código utilizado em transações internacionais.

A função principal desse recurso é codificar as informações e assegurar a segurança das mesmas. Desse modo, cada instituição financeira possui um código SWIFT único. Isso é importante para evitar fraudes e, por consequência, comprometimento do capital dos clientes. Assim, ao utilizar o código SWIFT, as redes conseguem garantir a integridade e sigilo de cada operação realizada.

Qual é o Swift Code do Banco Rendimento?

SWIFT CODE: RENDBRSPXXX

Qual a diferença entre IBAN e SWIFT?

Tanto o IBAN quanto o SWIFT são códigos necessários para efetuar remessas internacionais, entretanto, apresentam funções distintas.

O IBAN representa os dados da conta e a instituição financeira, por outro lado, o SWIFT é um código que permite a comunicação entre organizações em todo o mundo.

Confira o vídeo abaixo e entenda tudo sobre os códigos IBAN e SWIFT e onde encontrá-los sem complicações!

Viu como é simples? Agora vamos te ajudar a configurar sua conta no Google Adsense!

Nas configurações da conta Adsense existe a opção Pagamentos, onde você deve inserir o seu nome completo, o nome do Banco (Banco Rendimento S/A), o SWIFT e o código IBAN.

Receba seus pagamentos do Google Adsense pelo Banco Rendimento

Com o Banco Rendimento você não precisa abrir conta e recebe seus pagamentos direto na sua conta em moeda nacional com a melhor taxa!

Clique aqui e veja como o Banco Rendimento é mais vantajoso que o Remessa Online para receber seus pagamentos do Google Adsense.