Como fazer o seu canal no YouTube ganhar mais visualizações

28/09/2021
Como fazer o seu canal no YouTube ganhar mais visualizações

Você já deve ter ouvido a frase “quem não é visto não é lembrado” por aí e ela se aplica muito bem ao funcionamento do algoritmo do YouTube e de outras redes sociais. Ter um número grande de views vai ajudar muito o seu canal a crescer. Os vídeos com mais visualizações são os que têm mais chances de alcançar a página inicial e também os primeiros resultados no mecanismo de busca.

Vale lembrar que, para quem está começando, vai ser muito difícil aparecer na página inicial. Os únicos que conseguem essa proeza são os canais que, por algum motivo, viralizam do dia para a noite. Mas esse não deve ser o objetivo do youtuber iniciante. Hoje, vamos entender o que é preciso para conquistar uma audiência sólida para seu canal crescer.

Não existem views sem qualidade

Você precisa cativar o seu público e a melhor forma para isso é criando conteúdo interessante e de qualidade. Experimente ser criativo em cada etapa da produção. Você precisa entender que o seu vídeo não termina na edição: é necessário ter boas thumbnails, um título inteligente e uma descrição bem-feita. Podem parecer pequenas coisas, mas para o público mais exigente, esse tipo de detalhe chama atenção e, consequentemente, garante novos inscritos.

Quem assiste aos meus vídeos? 

Essa é uma pergunta que você deve se fazer sempre. Tente se colocar no lugar da pessoa que vai assistir ao seu vídeo e pense nos tipos de reação que você teria caso fosse um dos inscritos. Esse exercício vai ajudar a identificar o seu público-alvo e, a partir disso, você conseguirá prever os comportamentos da sua audiência, como a forma que seu público pesquisa para chegar a seus vídeos.

Entre playlists e cards

Busque aproveitar ao máximo o público que chegou até o seu canal. Pense nele como aquela visita tão esperada que veio a sua casa. Na hora em que ele pensar em ir embora é o momento que você deve oferecer o bolo.

Se a audiência gostar do seu vídeo, há grandes chances de ela entrar em seu canal para ver mais conteúdo. Nessas horas, ter uma playlist vai ajudar o público a encontrar os temas de interesse.

Agora, outra forma efetiva de manter os inscritos pulando de um vídeo para outro é o uso de cards. Sempre que você citar um tema que já foi abordado no canal, coloque um card direcionando para esse vídeo. Desse jeito, você vai conseguir views até mesmo para conteúdos mais antigos.

Na dúvida, coloque mais uma tag

Tags são formas práticas de conseguir visualizações para seus vídeos. Selecione as que melhor se encaixam ao tema ou proposta do canal e use-as no seu conteúdo.

Engaje o seu público 

Ter um público ativo pode alavancar muito o seu canal. Mas para isso, é preciso dar o comando, fazendo uso de CTA (sigla de Call to Action ou “Chamado à Ação”, em português). Sempre que for gravar seus vídeos, separe alguns segundos no começo e no fim para pedir a quem está assistindo para se inscrever, deixar o like, comentar e compartilhar o seu conteúdo.

Use as redes vizinhas

Você precisa crescer dentro e fora do YouTube e não tem melhor forma do que compartilhar os seus vídeos em outras redes. Essa é uma boa estratégia para fisgar um público em potencial que ainda não conhece o seu canal. Experimente os formatos que as outras redes sociais oferecem para compartilhamento.

Por exemplo: faça o post no feed, compartilhe nos stories, coloque o link na bio, use hashtags etc.

Planeje parcerias

Parcerias são uma boa forma de trazer mais inscritos para o seu canal. Procure canais com temas semelhantes ao seu, assim vocês poderão fazer vídeos que se complementam.

Outro formato de parceria que traz bons resultados é fazer lives com convidados especiais. Nesse caso, é possível trazer até mesmo pessoas de outras mídias. 

Cada segundo conta

Se a sua proposta for mais voltada para o entretenimento, talvez a duração do vídeo não seja tão importante assim. Agora, se o seu objetivo for ensinar algo ou passar algum tipo de informação importante, então, aqui o tempo se torna fundamental. Se o seu canal é voltado para tutoriais, tente sintetizar ao máximo o conteúdo. 

Lembre-se: quando o assunto é aprendizado ou solução de problemas, as pessoas sempre vão escolher o vídeo mais curto e o comunicador mais direto.

Sempre atualizado

Na internet, tudo acontece muito rápido. Por isso, você, criador de conteúdo, precisa estar atento às novidades e ao que está viralizando. Se você souber aproveitar um novo meme, a trend do momento, é possível conseguir bastantes visualizações e inscritos para o seu canal. 

Só não vai perder o timing, hein? Depois que um assunto esfria, é melhor deixar para lá para não ficar com a imagem desatualizada.

Frequência é o segredo do sucesso 

O algoritmo pode ajudar ou atrapalhar o seu crescimento. A melhor forma de evitar seu lado negativo é manter a frequência de postagens no seu canal. 

Defina um dia e horário da semana para postar o seu conteúdo. Mesmo que alguns inscritos não recebam notificação de vídeo novo, ao manter uma constância no seu canal, o seu público vai se lembrar fácil do seu cronograma.

Dessa forma, o algoritmo vai identificar o interesse que o público tem em seu canal e, a partir disso, o alcance das suas notificações vai aumentar.

Agregue valor à sua produção

Pense no que você quer fazer e planeje aonde quer chegar. É importante que o seu trabalho tenha um propósito bem definido. 

Cada vídeo tem que ter um objetivo. Decida que tipo de conteúdo você quer entregar para o seu público. 

Preste atenção ao feedback dos seus seguidores. As críticas construtivas trazem novas perspectivas e possibilidades de melhorar os seus resultados. Se você for capaz de ouvir as opiniões, com certeza, vai encontrar bons insights para o seu canal.

Colhendo os views

Com os views, vem o dinheiro da monetização do seu canal. Mas para receber os pagamentos do Google Adsense, você vai precisar fazer a conversão de dólares para reais.

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