Banco Rendimento obtêm o Selo da ABRACAM de conformidade em suas operações de câmbio

20/08/2021

Certificação da associação comprova compliance e excelência operacional da companhia do Grupo Rendimento, bem como sua total aderência às regras de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e combate ao financiamento de terrorismo

O Banco Rendimento, instituição financeira do Grupo Rendimento, recebeu o Selo ABRACAM de Conformidade, emitido pela Associação Brasileira de Câmbio. Importante marco que rege o funcionamento do setor, o Selo tem como objetivo uniformizar as melhores práticas e procedimentos aplicados pelos agentes autorizados a operar no mercado cambial. O mesmo Selo foi obtido em abril pela Cotação, empresa de câmbio do Grupo Rendimento, com nota máxima.

Com uma das melhores avaliações no segmento das entidades bancárias até o momento, o Banco Rendimento comprovou estar alinhado às normas cambiais estabelecidas pelo Banco Central do Brasil.

“A conquista do Selo pelo Banco Rendimento corrobora com o nosso foco no segmento cambial e de envio de valores, assim como nossos investimentos e a adoção das melhores práticas. Garantimos assim a total transparência de nossas operações e a segurança para nossos clientes e stakeholders. O processo, embora independente do acontecido com a Cotação, mostra como o Grupo, como um todo, está em consonância com as regras e normas de conformidade do Banco Central relacionadas ao câmbio bem como à prevenção a fraudes e lavagem de dinheiro”, aponta Abramo Douek, CEO do Grupo Rendimento.

A auditoria para obtenção da certificação foi realizada pela consultoria francesa Mazars do Brasil, contratada pela ABRACAM para realizar as certificações de todas as empresas do setor, incluindo a Cotação, que avaliou as práticas de compliance. Os pontos observados comprovaram a existência de estruturas robustas e eficazes de análise de riscos e procedimentos que visam evitar ilícitos financeiros, pautados por políticas de verificação de seus colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores.

O processo para obtenção do Selo envolve ainda a Certificação ABRACAM para todos os colaboradores do Grupo que trabalham em operações de câmbio, realizada em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), com o propósito de avaliar individualmente os colaboradores e gestores das instituições financeiras, atestando suas qualificações e conhecimento das competências legais, normativas e operacionais que regem o mercado de câmbio.

O objetivo primordial do Selo é aferir a adoção das melhores práticas nacionais e internacionais na prevenção aos crimes de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo pelas empresas participantes do setor, e em total adequação aos controles da circular 3.978 emitida pelo Banco Central. Como apontou Kelly Gallego Massaro, presidente executiva da ABRACAM, “o Selo é uma importante ferramenta de desenvolvimento do mercado cambial nacional, contribuindo para a concorrência leal, a competitividade e o fortalecimento das instituições financeiras autorizadas”.

O Selo tem validade de 1 ano e deve ser renovado, por meio de avaliação de auditoria, todos os anos.

Sobre o Banco Rendimento
O Banco Rendimento, com mais de 28 anos de experiência, concentra seus esforços nas áreas de câmbio, crédito, investimentos e soluções de pagamentos.

Na área de câmbio, a instituição financeira é uma das maiores fornecedoras de papel moeda para o mercado brasileiro, importando e exportando uma grande variedade de moedas, entre elas, libra esterlina, dólar e euro. Além de oferecer aos seus clientes, assessoria completa em câmbio para serviços de transferências internacionais.

Na área de crédito, o banco atua no segmento de Middle Market, que compreende empresas com faturamento anual entre 20 e 500 milhões de reais e oferece soluções seguras, tanto para aplicações financeiras como para empréstimos de curto ou longo prazos.

Investindo alto em tecnologia e na inovação de suas linhas de negócio, o Banco Rendimento disponibiliza diversas soluções em API´s, para que empresas e fintechs se integrem com toda segurança e agilidade, no conceito de BaaS – Bank as a Service.

API´s de Pagamento: pagamento de títulos diversos, pagamentos de contas de consumo, pagamentos de tributos, estorno de pagamentos, DDA, recarga de celular e conteúdos digitais.

API´s de Cobrança: geração de boleto e instruções de cobrança.

API´s de Conta Corrente / Consultas: abertura de contas, envio de TED para qualquer banco, consulta de saldos e extratos.

Outras API´s: operações de câmbio, investimentos, cartões pré-pagos e crédito.

Em 2019, o Banco Rendimento foi avaliado positivamente pela agência de classificação de risco Fitch Ratings, e teve o seu rating nacional de longo prazo aumentado para A e manteve o de curto prazo em F1. Recentemente, o Fitch ratificou essa avaliação.

Fonte: Gazeta da Semana